Posição de Moreiralândia no conflito entre Israel e Palestina

De Micropedia
Revisão de 01h00min de 20 de novembro de 2025 por Fã de Moreiralândia (discussão | contribs)
Ir para navegação Ir para pesquisar

A posição moreiralandesa no conflito entre Israel e Palestina variou ao longo do tempo e é diversa dentro do governo com alguns apoiando a solução de dois estados e outros apoiando o estado único palestino.

Posição do governo

A República de Moreiralândia e o atual Império de Moreiralândia mantém posição favorável à Palestina. Moreiralândia desde a sua independência em 5 de setembro de 2024 não reconhece o Estado de Israel como país. Embora o governo tenha aceitado dialogar sobre o status de Israel e Palestina e a possibilidade de apoiar a solução de dois estados. Moreiralândia até o momento só reconhece a Palestina como o estado soberano da antiga região da Judeia. No dia 7 de outubro de 2023, o seu líder Marcos Paulo apoiou os ataques contra Israel realizados naquele dia chamando de "resposta contra o colonialismo israelense". As redes sociais do governo moreiralandês com frequência exaltam e apoiam a causa palestina. Em 7 de outubro de 2025, uma música palestina de resistência e força foi tocada no território nacional ela exibe um vídeo que mostra punições aos sionistas israelenses. Alguns acusam o governo moreiralandês de ser antissemita, o governo nega as acusações e afirma que ser contra Israel não é ser contra os judeus.

Últimos acontecimentos

Em novembro de 2025, Moreiralândia removeu um embargo total a Israel que havia sido imposto em julho de 2025 em resposta ao plano de paz de Trump que foi apoiado pelo governo do atual imperador Marcos I. Marcos I apoiou o plano de paz de Trump parcialmente e o cessar-fogo. Moreiralândia aceitou diálogos sobre a solução de dois estados. Em novembro de 2025, o governo também afirmou que o holocausto foi o ato mais cruel da história da humanidade e não há como negá-lo foi a primeira vez que Moreiralândia havia emitido sua opinião sobre o holocausto em público. O status de Israel como país ainda não é reconhecido por Moreiralândia mais acredita-se que Moreiralândia passe a apoiar futuramente a solução de dois estados.