Capivolandia

De Micropedia
Ir para navegação Ir para pesquisar
Reino Independente da Capivolândia
Capivolandia.png
473668352 4000103280311271 3031567162831598497 n (1).png
Hino Nacional: Hino da Pátria Capivolandesa
Lema: "Por mais que sejamos pequenos, a nossa bravura nem tanto"
Capital Terra das Pedras
Gentílico Capivolandês, capivolandiano
Língua Oficial Português
Religião oficial Estado laico
Forma de Governo Monarquia
Rei Marcelo Rodrigues
Independência Brasil
Declarada 28 de dezembro de 2022
Área 4800 m²
População 8 hab (provisória)
Moeda Capicoin - ₵, CPV (1, 2, 5, 10, 25, 50, 100, 200)
IDH 0,765 (2025)
PIB Per capita R$ 15 769 (2025)
Fuso horário UTC -3
Cód. telef. +55
Cód. Internet .rc


História

Em 28 de dezembro de 2022, os pais fundadores Marcelo Rodrigues, Leonardo Colaneri e Daniel Colaneri tiveram a ideia de criar a sua própria micronação. Depois que D. Colaneri viu ilhas em uma viagem em Angra dos Reis, falou sobre a ideia para Marcelo Rodrigues, que achou uma boa ideia. Depois de espalhar a ideia para mais pessoas, em uma reunião, decidiram que a micronação ficaria em um terreno que um amigo do rei já tinha em Ilhabela, SP.

O governo da micronação já se situou, porém, a proclamação oficial será feita após Capivolândia finalizar a construção e inaugurada até (provavelmente) o final de 2026. Já passou por mudanças de governo, mas atualmente, é um reino com uma família real. Atualmente, está sendo construído o Palácio Real da Capivolândia.


Em 03/07/2025, o rei Marcelo Rodrigues deu a sugestão da Capivolândia mudar para São Miguel do Gostoso, RN, mas a ideia não foi muito aceita pelo povo, pois o nordeste fica muito longe de São Paulo. Mas mesmo assim, o rei está tentando negociar um terreno para a libertação como nação.

“Informo que estamos vendo sobre a Capivolândia ser transferida para São Miguel do Gostoso.”

— Marcelo Rodrigues, 2025

No final, isso foi só uma brincadeira do rei, e a sede da Capivolândia continua sendo em Ilhabela. Hoje em dia, a Capivolândia tem três anos de existência.

Território

O território da Micronação se situa em um terreno privado, perto do centro de Ilhabela.

Geografia

A Capivolândia não tem uma geografia favorável. Fica em um compilado de morros e ladeiras de terra que cansam as pessoas que sobem a pé. Bem perto da micronação, há o acesso ao Oceano Atlântico. A temperatura média é de aproximadamente 22,5°C. Há muita presença de simuliídeos, popularmente conhecidos como borrachudos, o que irritam os turistas que vem para a micronação.

Cultura

A cultura da Capivolândia é bem diversificada, sendo derivada da cultura "café com leite", pois todos os fundadores e colaboradores são paulistas e mineiros. Também há um toque de cultura ilhabelense, por causa da localização da mesma.

Operações

A Agência Aeroespacial da Capivolândia (AAC) tem em mente lançamentos de pequenos foguetes não tripulados para fins científicos.

Exército

O exército da Capivolândia atualmente possui 4 soldados ativos. O exército tem planos de colocar canhões no terreno.

A Força Aérea da Capivolândia (FAC) Não possui nenhuma aeronave, porem tem em mente comprar alguns VANTs.

Economia

A Capivolândia tem sua própria moeda, a Capicoin, tendo a nota de 1, 2, 5, 10, 20, 50, 100 e 200 capicoins. As notas ainda não foram imprimidas, mas já tiveram designs de como seria a moeda. Atualmente, já tem o design das moedas.

Reinado

O reino é governado por Marcelo Rodrigues, onde formam a família Rodrigues-Guimarães. Possuem uma duquesa, três princesas e um príncipe. O carro monárquico é um Mitsubishi Outlander azul.

Lista de reis da Capivolândia

Marcelo Rodrigues: 28/12/2022 - ∞