Felipe Oliveira

De Micropedia
Ir para navegação Ir para pesquisar
Felipe Oliveira
Her Sur'komendere
Foto Oficial do Rei Felipe I.
Primeiro-ministro e Presidente do Sinétion da União Sinética
Período 5 de março de 2025 — presente
Antecessor Cargo criado
Ele mesmo (como primeiro-ministro de Solraak)
Primeiro-ministro do Império de Solraak
Período 9 de julho de 2024 — 5 de março de 2025
Antecessor Antônio Müller
Sucessor Cargo extinto
Rei de Kanindé
Rei Constitucional
Reinado 25 de setembro de 2022 — 5 de março de 2025
Coroação Cargo criado
Herdeiro aparente Cargo extinto
Born 16 de outubro de 2004 (21 anos)
Fortaleza, Ceará, Brasil
Cônjuge Karina Martins
Occupation Político, jornalista
Religion Catolicismo Romano

Felipe Oliveira (Fortaleza, 16 de outubro de 2004) é um historiador e político sinético, filiado ao Partido Sinético, atualmente exercendo o cargo de primeiro-ministro da União Sinética.

Felipe é conhecido por ter sido o fundador e soberano de Kanindé, entidade que governou entre 25 de setembro de 2022 e 5 de março de 2025. Nesse último ano, Kanindé foi oficialmente dissolvida e transformada em Telávia para formar, juntamente com Solraak, igualmente extinta e reorganizada como Sudóvia, a União das Repúblicas Soberanas Sinéticas (URSSin), na qual passou a desempenhar a função de primeiro-ministro e presidente do Supremo Sinétion. Felipe nasceu em uma maternidade na cidade de Fortaleza, Capital do Estado do Ceará na República Federativa do Brasil, estudou e concluiu o Ensino Fundamental no interior, e concluiu o Ensino Médio em 2023, tendo notas altíssimas, foi representante do Colégio nesses eventos oficiais por 3 anos consecutivos. Foi membro do Projeto Jovem Guarda Cidadã onde era infante.

Durante sua trajetória, Felipe busca promover na micronação um governo voltado ao ativismo ambiental e social, regulamentando e criando leis para proteção de minorias como pessoas LGBTQIA+, proteção dos animais, defesa do meio ambiente e também discute localmente a respeito da preservação de prédios históricos da cidade além de projetos para a limpeza dos rios de Canindé.

Vida pessoal

Primeiros anos, família e educação

Felipe nasceu no dia 16 de outubro de 2004 em Fortaleza no Ceará sendo o segundo filho. Foi batizado também em Fortaleza um mês após seu nascimento. Felipe frequentou primeiro o Centros de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente onde não recebeu tratamento preferencial. Em seguida concluiu seu ensino fundamental na Escola Coronel Adauto Bezerra encerrando esse ciclo no primeiro ano da pandemia de COVID 19. Durante esse tempo, Felipe estudou outras línguas para aprimorar seu conhecimento, principalmente no Inglês e Espanhol. No Ensino Médio, foi eleito presidente de turma pelos três anos consetivos e representou a escola em diversos eventos além de ter sido monitor escolar por dois anos. Durante o Ensino Médio organizou junto de seus colegas trabalhos memoráveis como a criação da crônica "Máscaras" para o Concurso Alunos que Inspiram e a organização do Projeto Bilintea que fornece meios adaptados de ensino para pessoas com o transtorno do espectro autista.

Antes do micronacionalismo

Felipe em sua foto de inscrição para o PJGC, Setembro de 2021.

Felipe antes do micronacionalismo atuou em várias áreas na cidade, sendo líder de sala aprovado por maioria durante três anos e o indicado para representar o Ensino Médio do município no Conselho do FUNDEB (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica), simultaneamente também era um Jovem Guarda Cidadão organização que entrou no final de 2021 e ficou durante dois anos, lá aprendeu o básico do militarismo e comandos, tal como formação, ordem unida e outros ensinamentos mais filosóficos como o companherismo, confiança e construção de laços de amizade com seus companheiros(as). Felipe também visita frequentemente a capital cearense para dirigir-se à ALECE a assembleia legislativa do estado onde deposita sugestões e reclamações aos deputados da legislatura sendo frequentador de reuniões abertas ao público para cobrar melhorias em prol da melhoria de vida no estado e em Canindé.

Vida micronacional ascensão e reinado

O reinado do Rei Felipe começou em 25 de setembro de 2022, dia da criação da micronação, dois dias depois de a constituição ter sido escrita por ele mesmo e publicada no site oficial do governo e no perfil oficial no Twitter. A Constituição de Kanindé foi baseada na Constituição do Principado de Mônaco que garantia a divisão de poderes além de promover a igualdade entre os cidadãos de Kanindé. Na data da dissolução de Kanindé, a constituição estava suspensa em decorrência da crise política kanindeense de 2024.

Interesses sociais

Direitos sociais e proteção ambiental

Entrevista feita com o Rei e a Equipe Bilintea em 2022.

Ferrenho defensor dos direitos sociais, Felipe organiza e elabora projetos, trazendo uma visão de proteção dos direitos sociais de todos garantindo a liberdade de ser e viver. Ocasionalmente quando é possível e o fundo nacional permite, faz simbólicas doações à centros de proteção aos animais locais para que possam ser comprados medicamentos, realizem cirurgias e outras ações voluntárias, além de buscar apoio de pessoas próximas e com condições para fazer o mesmo.

Interesses pessoais

Jornalismo

Felipe sendo entrevistado durante a cobertura de um evento em sua escola com uniforme inspirado no Exército Real Britânico.

Felipe é um grande admirador do jornalismo, principalmente dos que trabalham com rádio (radialistas) e repetidamente tem destacado sua visão a respeito do jornalismo local e estadual acreditando que "um jornalismo direto e com uma linguagem simples para a população entender pode trazer muitos benefícios aos cidadãos". Ele já expôs isso nos trabalhos jornalísticos que apresentou, principalmente no seu trabalho de conclusão do ensino médio em que ficou responsável pela cobertura do evento.

Filantropia e obras de caridade

Problemas como discriminação de raça, etnia ou orientação sexual são problemas que ele frequentemente foca para que seja combatido. Seus esforços humanitários se concentram principalmente para pessoas que possuem alguma deficiência, dificuldades na escola ou outras coisas, durante seu tempo no ensino fundamental e médio concentrou seus esforços também em auxiliar as pessoas conhecidas e desconhecidas que estavam ao seu redor, incentivando para aqueles que estavam infrequentes retornassem para as aulas e orquestrando doações de cestas básicas para que fosse distribuídas para famílias de baixa-renda do colégio em parceria com a diretoria. Foi um dos criadores do Projeto Bilintea que tinha como objetivo criar modos adaptados para professores ensinarem alunos com o transtorno do espectro autista, nesse caso para que tivessem a iniciação à lingua espanhola. [1]

Condecorações estrangeiras

País Data Grau Condecoração
Bandeira do Império de Solraak.png Solraak 2023 Grã-cruz Ordem de São Lucas Evangelista[2]